Projeto 1: Democracia sim!

Projeto 2:

Isto é direito humano!

Esta é uma campanha educativa sobre o que são os direitos humanos realizada pelo Observatório de Educação em Direitos Humanos (OEDH) da Universidade Estadual Paulista (Unesp). 

Muito se fala em direitos humanos. Mesmo assim há muita gente que ainda desconhece o que realmente são os direitos humanos e o que eles têm a ver com nossa vida no dia-a-dia.  

Os direitos humanos são valores éticos e políticos que foram construidos inicialmente na cultura moderna ocidental, e ampliados ao longo do tempo, para proteger a dignidade da vida humana em todas as pessoas sem nenhuma distinção de raça, nacionalidade, religião, gênero, idade e condição física, social ou cultural. A dignidade humana significa ter uma vida respeitada, com liberdade, segurança, alimentação, moradia, trabalho, saúde, educação, sem sofrer desrespeito, discriminação, maus tratos físicos por qualquer tipo de autoritarismo.   

A construção histórica desses direitos humanos foi feita com muita luta e sofrimento por aqueles que tiveram sua dignidade humana desrespeitadas pela opressão política, pelo poder econômico, pela guerra, pela escravidão, pela exploração do trabalho, pela religião imposta, pela descaso com o meio ambiente, pelo machismo e por tantas outras formas de opressão.

Esta luta continua, pois esses valores, que humanizam as pessoas, podem ser destruídos por aqueles poderosos que somente pensam em seu bem estar pessoal ou de seu grupo ou país e não na felicidade de toda a humanidade.

Por tudo isso, devemos discutir, principalmente com as novas gerações a importância de conhecer, preservar, promover e ampliar os direitos humanos.  A campanha "Isto é direito humano!" oferecerá alguns subsídios para esta ação educativa.  

Isto é direito humano! - material de apoio 

Clique na imagem

Direitos da Criança