Lição 2 - Respeito às diferenças

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (em casa)
(para os pais ou acompanhante/s)


EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL I

ASSUNTO: Respeito às diferenças

INICIANDO A CONVERSA
Neste tempo de pandemia, percebemos mais uma vez como as pessoas são diferentes. A quarentena fez com que o grupo familiar tivesse uma convivência mais intensa ao passar mais tempo junto em casa. Nessa convivência observamos mais claramente as diferenças no modo de se vestir, o jeito de falar, de se comportar, de pensar daqueles moram juntos no grupo familiar.

É bom que as pessoas sejam diferentes. A diversidade é o que garante o equilíbrio da vida na natureza. Compare, por exemplo, a diversidade de animais e plantas numa floresta natural e uma plantação de eucalipto, quase sem animais.

As sugestões de atividades desta lição têm objetivo de estimular a criança a perceber a si mesma e os outros da família como pessoas com diferenças e semelhanças, valorizar e respeitar as diferenças.

As pessoas são diferentes (gênero, etnia, religião, modo de pensar etc.), mas todas são igualmente seres humanos com alegrias, tristezas e que querem ser felizes.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES

Ver o vídeo, contanto a história "Eu sou assim - e vou te mostrar" (3:44) > clique aqui <

Começar a atividade perguntando para criança: Vamos nos observar no espelho?

1 - Apresentar à criança um espelho, dê preferência ao que ela se veja por inteira. Vá conversando e faça as seguintes perguntas: Como é seu olho? De que cor ele é? E sua boca, como ela é? Pergunte sobre o cabelo, orelhas, sobrancelhas e nariz. Deixe-a explorar com muita atenção e a incentive a olhar-se durante todo o processo.

2 - Peça para a criança fazer o mesmo com você. Vá perguntando aos poucos: de que cor são meus olhos? De sequência as perguntas feitas anteriormente, boca, cabelo, sobrancelhas e nariz. Só que agora deverá fazer mais uma pergunta: de que cor é sua pele? Comece mostrando o seu braço e pergunte se o da criança é da mesma cor. Se precisar, mostre fotos de pessoas com outras características.

3 - Você poderá brincar de detetive com a criança e ela deverá observar as mesmas características nos outros membros da família

4 - Essa atividade pode ser feita também para percebendo características diferentes entre os animais, entre as plantas etc. Conversar sobre a importância da diversidade e o respeito às diferenças.

6 - Apresentar música "De toda Cor" e cantar com a criança.
     Vídeo-música: > clique aqui <     /    Letra:   > clique aqui <

7 - Para terminar a criança pode registrar a atividade em um lindo desenho, utilizando papel e lápis de cor.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

MATERIAL COMPLEMENTAR
- Música: "Como é bom ser diferente" (3:29)  > clique aqui <
- Vídeo-livro: "Menina bonita do laço de fita" (5:34) > clique aqui <
- Livro: "Chutando pedrinhas" > clique aqui <

<<< Voltar