Lição 5 - Responsabilidade socioambiental

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (em casa)
(para os/as alunos/as e professor/a)

FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO

ASSUNTO: Consciência e vivência ambiental

INICIANDO A CONVERSA
Com a pandemia ficou muito claro que a sobrevivência da humanidade depende do cuidado com o meio ambiente para o equilíbrio da vida do planeta Terra. A humanidade é uma pequena parte da vida planetária, portanto a natureza não pertence ao ser humano; nós é que pertencemos a ela. A humanidade só existe como parte da natureza. Ela é nossa casa comum como a concha de um caramujo.

Todavia, fomos educados tradicionalmente que a natureza está a serviço do ser humano e que somos os donos da natureza. Este modo de ser antropocêntrico, consumista e extrativista está agredindo e destruindo a natureza; e ela reage buscando o seu equilíbrio.

O novo coronavírus não representa apenas um agente que adoece e mata o ser humano. Este vírus surge no interior de uma crise socioambiental em curso há pelos menos 50 anos. Muitos pesquisadores e povos tradicionais já anunciaram o que agora caminha para ser um consenso mundial: o ser humano pode provocar um colapso ambiental.

É preciso repensar o curso civilizatório e nele, o projeto da ciência moderna fundada no princípio da dominação da natureza e, por consequência, na dominação do outro. Como aprender a viver, não mais na arrogância de senhor da natureza, mas na humildade de um transformador cuidadoso?

As atividades a seguir têm objetivo de propor vivências e reflexões para a formação de valores de respeito e cuidado com o espaço comum de convivência social, com meio ambiente próximo e com a vida planetária.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES

1) Ver texto e vídeo: a Natureza está nos mandando uma mensagem clara (1:19) > clique aqui <   
2) Localizar o país ou região do planeta em que ocorreram esse grandes desastres ambientais: - poluição em Minamata (1954); - Vazamento em Bhopal (1984); 
- vazamento na usina atômica de Chernobyl (1986); - vazamento na usina atômica de Fukushima (2011).

3) Pesquisar um desses grandes desastres ambientais recentes no Brasil (onde? quando? quais as causas? quais as consequências?): - queimadas na Amazônia; - queimadas no Pantanal; -
rompimento da barragem da Samarco; - rompimento da barragem da Vale do Rio Doce; - vazamento de óleo no litoral do Nordeste; - vazamento de óleo na Baía de Guanabara.

4) Pesquisar sobre essas 2 organizações em defesa ao meio ambiente: Instituto da Terra (Brasil) e Greempeace (internacional)

5) - Escrever uma redação sobre o principal problema ambiental da cidade em que você mora, mostrando como a prefeitura e a população podem enfrentar coletivamente o problema.  
- Enviar a redação aos colegas de classe e ao/à professor/a para depois serem enviadas, por e-mail, em um único arquivo, para o prefeito municipal, vereadores e outras autoridades.

6) Organizar as pesquisas feitas nesta lição em um trabalho sobre o meio ambiente: a) Planeta Terra; b) Brasil: Minha cidade: _______. Enviar o trabalho ao/à professor/a.

7) Fazer uma roda de conversa online sobre os trabalhos, com os alunos da classe.     


MATERIAL COMPLEMENTAR
Vídeo: 5 mulheres indígenas ... direito ambiental (3:38)  > clique aqui  < 
Vídeo: Planeta Terra vista do espaço (2:48)  > clique aqui

<<< Voltar