Lição 5 - Responsabilidade socioambiental

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (em casa)
(para os pais ou acompanhante/s)


EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL I

ASSUNTO DA ATIVIDADE: Consciência e vivência ambiental

INICIANDO A CONVERSA

Neste tempo de coronavírus percebemos claramente que o cuidado com a higiene e saúde pessoal é também o cuidado com a limpeza da casa, do quintal, da rua em que moramos, enfim do meio ambiente. A humanidade é uma parte da natureza. Essa é nossa casa comum como a concha de um caramujo.

Todavia, fomos educados tradicionalmente que natureza está a serviço do ser humano e que somos os donos da natureza. Este modo de pensar está agredindo e destruindo a natureza para acumular riquezas com a matança de animais, com a destruição das florestas para comércio de madeira, criação de gado, agricultura de exportação e extração de riquezas minerais.

Para os cientistas este tipo de doença, que o mundo enfrenta, surge muitas vezes quando o ser humano destrói o equilíbrio do meio ambiente. No Brasil, muitos pesquisadores e povos da floresta vêm alertando, há pelo menos 50 anos, as autoridades e a população para uma crise socioambiental muito grave.

É preciso repensar o nosso modo de vida em relação ao meio ambiente e o tipo de política pública que se faz com nossas florestas e com os povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas. A educação atual deve ensinar a viver, não mais na arrogância de senhor da natureza, mas na humildade do jardineiro que transforma a natureza cuidando dela.

As atividades a seguir têm objetivo propor vivências e reflexões para a formação de valores de respeito e cuidado com o espaço comum de convivência social, com meio ambiente próximo e com a vida planetária.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES (para o/a acompanhante da criança):
1) Ver vídeo com a criança: "Imagens incríveis da natureza" (7:59)  > clique aqui <

2) Conversar com a criança para mostrar o quanto dependemos da natureza para estar vivo: alimentos saudáveis, ar puro, água limpa, clima agradável. Mostrar também que é preciso cuidar da natureza para que ela também continue viva. 

3) Passear com a criança no jardim ou quintal de casa, ou pela internet mostrando a beleza da natureza: montanhas, planícies, lagos, mar... Ensinar os nomes das plantas, flores, árvores, animais... Contemplar o céu: sol, formato das nuvens, estrelas... Conversar sobre o ser humano como um pequenino ser que faz parte disso tudo. 

4) Incentivar a criança ser responsável pelo cuidado diário de uma planta em um vaso ou no quintal.


MATERIAL COMPLEMENTAR

- Vídeo: "Vamos cuidar do meio ambiente" (3:07) > clique aqui <
- Livro Infantil: "As quatro estações para crianças"  > clique aqui <

<<< Voltar