Lição 4 - Empatia e solidariedade

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (em casa)
(para os pais ou acompanhante/s)


EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL I

ASSUNTO DA ATIVIDADE: Empatia e solidariedade

INICIANDO A CONVERSA:

Durante esta quarentena estamos em casa e preocupados com a nossa própria saúde e de nossa família. Isso nos faz ficarmos cada vez mais isolados, em nossas "bolhas", do convívio social.

Neste contexto podemos estar deixando de pensar naquelas pessoas que estão passando pelos mesmos momentos de aflição, mas com ainda mais um agravante: a falta de dinheiro. Perderam o emprego, deixaram de oferecer serviços, diminuíram as vendas... e milhares perderam parentes pela Covid-19.

O que podemos fazer pelo outro e aprender durante estes tempos difíceis? E as nossas crianças? Como desenvolver em nossas crianças empatia e solidariedade desde a primeira infância?

Estes conceitos não podem apenas serem apresentados e sim devem ser vivenciados em momentos planejados no qual a criança perceba de maneira lúdica como se colocar no lugar do outro e agir em colaboração. A criança deve ter vivências de que juntos podemos resolver melhor os problemas.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES (para o acompanhante da criança):

1) Vídeo musical: "Todos juntos somos forte" (3:09) de "Saltimbancos": uma peça teatral musical. Contar para a criança esta cena, em que os animais de reúnem e juntos expulsam seus donos que os maltratavam. > clique aqui <  

2) Promover brincadeiras -- sem ganhador ou perdedor --  que estimulem a cooperação e o respeito ao outro, na superação de desafios. Exemplos:

- Brincadeira da toalha e uma bola Se estiver ao ar livre e tiver calor pode substituir a bola por uma bexiga com água. Ver o vídeo (6:07) > clique aqui <  

- Brincadeira: caneta na garrafa Ver o vídeo (6:20) > clique aqui

- Brincadeira: salvando o balão (bexiga) 7:18 Ver o vídeo > clique aqui

- Brincadeira: luz e sombra. Ver o vídeo (5:09) > clique aqui

3) Criar uma situação em que a criança possa vivenciar um ato de solidariedade para com outro membro da família. Exemplos: a) emprestar um brinquedo ou brincar junto com o mesmo brinquedo; b) dividir um pedaço de uma fruta com o outro; c) ajudar em algum afazer da casa etc. 

4) Conversar com sua criança sobre: o que é solidariedade? Colaboração? Partindo de suas respostas, explicar o quanto é importante e mais agradável fazer alguma coisa um junto com os outros, como por exemplo participar da arrumação da casa ou ajudar a cuidar do animal de estimação ou das plantas da casa.  


MATERIAL COMPLEMENTAR

- Vídeo: Solidariedade (2:24)  > clique aqui <

- Vídeo: Solidariedade não tem idade (1:45)  > clique aqui <

- Vídeo musical: Saltimbancos - A bicharada (2:11)  > clique aqui <

<<< Voltar