Projeto 1: #DemocraciaSim

ABERTURA

Vídeo:  A força do professor (1:57)  > clique aqui <
 Texto: Lições de direitos humanos em tempo de pandemia
 Homenagem: Paulo Freire - um educador do povo (1921-2021)

Curso para a Educação Básica 

 Lições de educação em direitos humanos na pandemia
(Edição 2021)

INTRODUÇÃO 

Estamos vivendo tempos de muito sofrimento devido à pandemia do novo coronavírus. No Brasil, a situação agrava-se ainda mais pela profunda desigualdade social, principalmente nas populações empobrecidas, pelas condições precárias de moradia, pela péssima alimentação, pela falta de acesso aos serviços de saúde... São verdadeira violações dos direitos humanos.

Os direitos humanos são um conjunto  de valores éticos e políticos construídos inicialmente na cultura moderna ocidental -- ampliados e ressignificados ao longo do tempo --  para proteger a dignidade da vida humana em todas as pessoas sem nenhuma distinção de raça, nacionalidade, religião, gênero, idade e condição física, social ou cultural. Hoje, a dignidade da pessoa humana significa ter uma vida respeitada, com liberdade, igualdade de direitos aos bens sociais, com respeito às diferenças, solidária, democrática e com justiça socioambiental. Mais sobre direitos humanos  > clique aqui

Trabalhar os valores dos direitos humanos nas atividades escolares -- excepcionalmente por ensino remoto neste tempo de pandemia -- torna-se de extrema importância para garantir o compromisso com o direito à educação; e mais, com uma educação para uma cidadania crítica e criativa capaz de se engajar em movimentos por transformações sociais que superem a exploração do trabalho, as desigualdades, o racismo, machismo, o individualismo e a destruição do meio ambiente.

Neste sentido, a Educação em Direitos Humanos -- na escola e no grupo familiar -- proporciona, desde a infância, a vivência de determinados valores para que a criança cresça como sujeito ciente dos direitos, ativo, crítico e com autonomia de pensar. E também capaz respeitar as diferenças e conviver solidariamente com as pessoas, que também são sujeitos de direitos.

* * *

Orientações para a Educação em Direitos Humanos

1. Educação em Direitos Humanos é uma postura pedagógica que busca desenvolver nossa dimensão de sujeito com valores ético-políticos de proteção e de defesa da dignidade humana para todos sem exceção. 

2. A Educação em Direitos Humanos tem como objetivo de construir uma cidadania autônoma, crítica e criativa capaz de participar de ações coletivas em vista de uma sociedade socialmente justa, plural, democrática, e solidária com as pessoas e responsabilidade socioambiental.

3. O desenvolvimento de uma cultura de direitos humanos na educação não se faz por meio de discurso moral de bom comportamento. A Educação em Direitos Humanos se realiza, por meio de vivências individuais e coletivas dos/as educandos/as, pelo diálogo crítico sobre a realidade e pelo conhecimento histórico das lutas e dos direitos humanos conquistados pelos movimentos sociais.

4. Nas atividades de Educação em Direitos Humanos, o/a educando/a deve ter sempre uma participação ativa em todo o processo: fazendo escolhas, decidindo e agindo coletivamente, dialogando, expressando sua opinião em todas as etapas e avaliando a atividade concluída.

5. Sempre que possível: - realizar a atividade coletivamente; - em constante diálogo entre os participantes; - utilizando métodos agradáveis como: jogos, narrativas, vídeos, artes, músicas, dramatizações etc. 

6. As atividades propostas nas lições, que seguem abaixo, são sugestões que podem ser alteradas de acordo com a circunstância, a idade e os interesses da criança e do adolescente. O importante é manter bem claro objetivo da atividade e utilizar a metodologia e didática próprias da Educação em Direitos Humanos. 

* * *

* Sobre educação em direitos humanos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental ver  Coleção Respeitar é Preciso, Caderno: EDH para todas as idades          > clique aqui

* Conhecer mais sobre Educação em Direitos Humanos ver Plano Municipal de Educação de Bauru, Educação e Direitos Humanos, p. 178-185. > clique aqui <

* CONVITE: Envie sua avaliação sobre atividades propostas nas 5 lições e participe também enviando outras atividades. E-mail: oedh@unesp.br    

                                                                      Realização:


NEDH - Núcleo de Educação em Direitos Humanos / Secretaria Mun. de Educação - Bauru

Equipe do NEDH:  Clodoaldo Cardoso, Vanessa Pescarolo, Amarildo Pereira, Renata Landi, Jesuína Lucon, Griselda Purini e Geralda Viana.
   Web designer: Lucas Richardison 

DIREITO À VIDA DIGNA
Atividades de educação em direitos humanos em casa:
>>> Para os pais (família) - Infantil e Fundamental I
>>> Para o/a aluno/a  -  Fundamental II e Ensino Médio

RESPEITO ÀS DIFERENÇAS 
Atividades de educação em direitos humanos em casa:
>>> Para os pais (família) - Infantil e Fundamental I
>>> Para o/a aluno/a - Fundamental II e Ensino Médio 

DESIGUALDADES SOCIAIS E IGUALDADE DE DIREITOS
Atividades de educação em direitos humanos em casa:

>>> Para os pais (família) - Infantil e Fundamental I
>>> Para o/a aluno/a - Fundamental II e Ensino Médio

EMPATIA E SOLIDARIEDADE
Atividades de educação em direitos humanos em casa:

>>> Para os pais (família) - Infantil e Fundamental I
>>> Para o/a aluno/a - Fundamental II e Ensino Médio

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Atividades de educação em direitos humanos em casa:

>>> Para os pais (família) - Infantil e Fundamental I
>>> Para o/a aluno/a - Fundamental II e Ensino Médio

Texto final:

Educação em Direitos Humanos para todas as Idade
                                      > Clique aqui