Lição 3 - Direito à Igualdade de direitos

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (em casa)
(para os/as alunos/as e professor/a )

FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO

ASSUNTO DA ATIVIDADE: Desigualdades sociais e igualdade de direitos

INICIANDO A CONVERSA:

Com a quarenta aumentaram as desigualdades sociais. A população empobrecida é a que mais sofre com o desemprego e a perda de renda; a dificuldade de isolamento social, de alimentação, de proteção à saúde e de acesso aos serviços médicos.

As pessoas que moram em favelas estão mais expostas à doença da Covid 19. Grande parte dessas comunidades não tem uma água de boa qualidade e nem uma rede de esgoto. Assim as pessoas têm menos possibilidades de se cuidarem. Como se cuidar e permanecer em isolamento social, se elas moram em grande número e em condições tão precárias e têm que utilizar diariamente transportes coletivos superlotados?

As desigualdades sociais surgem quando quem trabalha não recebe um salário justo para ter uma vida digna para si e para os que dele dependem. Todos têm direitos de uma moradia com conforto, terra para plantar, alimentação saudável, saúde e educação públicas e de qualidade e tempo de descanso e lazer. Uma sociedade que não proporciona isso a todos é uma sociedade de privilégios e de constantes violências e violações de diretos humanos

As atividades desta lição têm objetivo de estimular a criança e o adolescente a perceberem que todas pessoas têm (ou deveriam ter) os mesmos direitos para uma vida digna. Devemos aprender desde a infância a defender a igualdade de direitos e ser contra os privilégios de poucos.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES:
1) Ver a fotografia. > clique aqui <  e conversar com alguém da família:
- O que chama sua atenção na foto? Que impressões e sentimentos a fotografia causou? Para você, por que existe tanta pobreza e gente muita rica? - Na cidade, onde você mora, existe muita pobreza? Você percebeu que aumentou o número de pobres na rua durante a pandemia?

2) Assistir o vídeo: Conhecendo o Estatuto da Criança e do Adolescente (2:35) > clique aqui <
Veja: 0 ECA é uma lei que diz que as crianças têm direitos iguais.
- Fazer uma redação sobre os direitos da criança, destacando o direito que você acha mais importante.

3) Pesquisar na internet sobre algum pintor brasileiro que retratou a pobreza existente no país. Baixar uma pintura e postar no grupo de whatsapp da classe com um pequeno comentário.

4) (Ensino Médio) Pesquisar na história por que no Brasil, há muita pobreza e uma pequena população muito rica. Fazer uma roda de conversa online com a turma de classe e professores convidados para cada aluno expor a conclusão de sua pesquisa.

5) (Ensino Médio) a partir do o vídeo "O valor do trabalho" (0:51) . > clique aqui <
- fazer uma redação sobre "Desigualdade social e o trabalho humano";
- conversar com seus familiares sobre sua redação;
- enviar para o/a professor e colegas de classe seu texto.

MATERIAL COMPLEMENTAR

- Vídeo: Igualdade de gênero - (1:51 ) > clique aqui <
- Rap da desigualdade social (2.02) > clique aqui <
- Rap Sementes - Emicida & Drik Barbosa (3:52)  > clique aqui <
- Vídeo-Música - Relampiano - Lenine (4:40) > clique aqui <

<<< Voltar