Lição 3 - Direito à Igualdade de direitos

Introdução: Utopias e desigualdades   > clique aqui

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (em casa)
(para os/as alunos/as e professor/a )

FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO

ASSUNTO DA ATIVIDADE: Desigualdades sociais e igualdade de direitos

INICIANDO A CONVERSA:

Com a pandemia aumentaram as desigualdades sociais no Brasil. A população empobrecida é a que mais sofre com o desemprego, a perda de renda e com a dificuldade de isolamento social e de acesso à alimentação e aos serviços médicos. 
Muitas mortes seriam evitadas e muito sofrimento aliviado se houvesse mais respeito ao distanciamento social, se tivesse havido vacinação em massa; e se a população mais necessitada e os pequenos industriais, comerciantes e agricultores recebessem auxílio econômico mensal digno. Este é um direito de todos.
É preciso construir uma sociedade com igualdade de direitos e, portanto, sem privilégios. Isso somente é possível se houver uma política de Estado e movimentos sociais visando eliminar as profundas desigualdades sociais. 
As desigualdades sociais surgem quando o trabalhador não recebe um salário justo para ter uma vida digna para si e para os que dele dependem. Todos têm direitos de uma moradia com conforto, terra para plantar, alimentação saudável, saúde e educação públicas e de qualidade e tempo de descanso e lazer. Uma sociedade que não proporciona isso a todos é uma sociedade de privilégios e de constantes violências e violações de diretos humanos
As atividades desta lição têm objetivo de estimular a criança e o adolescente a terem uma visão crítica da realidade social e perceberem que todas pessoas devem ter os mesmos direitos na sociedade. Devemos aprender desde a infância a defender a igualdade de direitos para todos (crianças, homens, mulheres e pessoas idosas) e denunciar qualquer situação de privilégios, que favorece apenas alguns e não todos igualmente. 

SUGESTÃO DE ATIVIDADES:
1) Ver as 2 fotografias: 1) > clique aqui <  e 2) > clique aqui >  e conversar com alguém da família: - O que chama sua atenção nas fotos? Que impressões e sentimentos as fotografias causaram? Para você, por que existe, no Brasil, tanta pobreza e, por outro lado, gente muita rica? - Na cidade, onde você mora, existe muita pobreza? Você percebeu que aumentou o número de pessoas em situação de rua durante a pandemia?


2) Assistir ao vídeo: Conhecendo o Estatuto da Criança e do Adolescente (2:35)
   > clique aqui <  - Fazer uma redação sobre os direitos da criança, destacando o direito que você acha mais importante.

3) Pesquisar na internet sobre algum pintor brasileiro que retratou a pobreza existente no país. Baixar uma pintura e postar no grupo de WhatsApp da classe com um pequeno comentário.

4) (Ensino Médio) Pesquisar na história por que no Brasil, há muita pobreza e uma pequena população muito rica. Fazer uma roda de conversa online com a turma de classe e professores convidados para cada aluno expor a conclusão de sua pesquisa.

5) (Ensino Médio) a partir do o vídeo "O valor do trabalho" (0:51) . > clique aqui <
- fazer uma redação sobre "Desigualdade social e o trabalho humano";
- conversar com seus familiares sobre sua redação;
- enviar para o/a professor e colegas de classe seu texto.

6) - Pesquise o que são as Leis Trabalhistas e desde quando elas existem no Brasil. - Veja porque em 1988 as leis trabalhistas passaram a ser ainda mais importantes na vida dos trabalhadores. - Veja também que a partir de 2017, com uma reforma trabalhista feita sem consulta dos trabalhadores, muitos direitos foram perdidos. - Monte uma tabela, colocando de um lado 3 direitos trabalhistas conquistados na história do Brasil e do outro quais deles retirados do trabalhador com a reforma de 2017. - Agora redija um parágrafo: Por que as leis trabalhistas são importantes para o trabalhador brasileiro?

7) Pesquisar alguns artigos do estatuto do idoso (pode ser apenas 2 ou três) e construir um parágrafo a favor ou contra o que diz esse trecho escolhido.

MATERIAL COMPLEMENTAR

- Vídeo: Igualdade de gênero - (1:51 ) > clique aqui <
- Rap da desigualdade social (2.02) > clique aqui <
- Rap Sementes - Emicida & Drik Barbosa (3:52)  > clique aqui <
- Vídeo-Música - Relampiano - Lenine (4:40) > clique aqui <
- deo: Ilhas Flores (10:27) > clique aqui < 

<<< Voltar